As vacinas do Calendário da Gestante são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê. Com a vacinação, os anticorpos (agentes de defesa) da mãe são transferidos para ele através da placenta durante a gestação e, após o nascimento, pelo leite materno.
a) Vacina antitetânica (dT): protege contra tétano, no bebê e na gestante. Se a gestante nunca foi vacinada, deve iniciar a vacinação o mais precocemente possível. Se já é vacinada e a última dose foi há mais de 5 anos, deve tomar um reforço.
b) Vacina contra a hepatite B: deve ser feita em gestantes que nunca foram vacinadas ou apresentam resultado de Anti-HBs negativo. Deverão ser aplicadas 3 doses da vacina.
c) Vacina contra gripe (influenza): é recomendada para toda gestante durante a campanha de vacinação.
d) Vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa): deve ser aplicada a partir da 20ª semanas de gestação, período que gera maior proteção para a criança. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.
Fonte: Ministério da Saúde
Imagem retirada do Google (https://bebe.abril.com.br/gravidez/vacinacao-em-gestantes-como-proteger-voce-e-o-bebe-durante-a-gravidez/).