Durante o pré-natal, a gestante deve ser orientada sobre a alimentação e o ganho de peso gestacional. A avaliação do estado nutricional da gestante consiste na tomada da medida do peso e da altura e o cálculo da semana gestacional, o que permite a classificação do índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional. Conforme o IMC obtido na primeira consulta de pré-natal, é possível conhecer o estado nutricional atual e acompanhar o ganho de peso até o final da gestação.
Recomendações:
a) Pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar).
b) Dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer.
c) Ingerir de 6 a 8 copos de água por dia (cerca de 2 litros), entre as refeições.
d) Evitar sucos industrializados e refrigerantes.
e) Os adoçantes devem ser utilizados apenas paras as mulheres que precisam controlar o ganho de peso e para as diabéticas.
f) Diminuir a quantidade de sal na comida.
g) Evitar consumo de alimentos industrializados, como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas prontas, molhos e temperos prontos e valorizar o sabor natural dos alimentos.
h) Utilizar temperos naturais como cheiro verde, alho, cebola, ervas frescas ou secas e limão para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.
i) Para evitar ANEMIA: consumir diariamente alimentos que são fonte de ferro, como carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verdes escuras, grãos integrais e castanhas. Juntamente com esses alimentos deve-se consumir aqueles que são fontes de vitamina C, como goiaba, caju, acerola, laranja, carambola, mangaba, açaí, entre outros.
j) Recomenda-se a suplementação de sulfato ferroso (40 mg de ferro elementar/dia) e ácido fólico.
Imagem retirada Google (https://varginhadigital.com.br/colunas/nutri-educa/ciclos-de-alimentacao-cuidados-na-rotina-alimentar-da-gestante/).